Os jovens do município do Rivungo, província do Cuando Cubango, solicitaram esta terça-feira, 17 de Janeiro, a construção de um ou mais centros de formação técnico-profissional e escolas do ensino médio para formar professores e técnicos de saúde.
As preocupações dos jovens do município do Rivungo, que dista a mais de 700 quilómetros a sudeste da cidade de Menongue, foram apresentadas durante um encontro promovido pela administração local, que serviu de recolha de contribuições no quadro da promoção de governação participativa.
No encontro, orientado pelo administrador municipal, João Wilson Tchimbinde, que contou com a participação de representantes de partidos políticos, sociedade civil e singulares, os jovens solicitaram, de igual modo, espaços para a prática do desporto e de incubadoras para criação e apoio de empresas.
A participação da vida política e pública dos jovens, o acesso aos serviços básicos, reabilitação de estradas, aos recursos naturais, a erradicação da pobreza, a reinserção social e económica e as novas técnicas de informação e comunicação constam também das preocupações manifestadas pelos jovens ao governo local.
Por seu turno, o administrador do município do Rivungo, João Wilson Tchimbinde, enalteceu as sugestões apresentadas e solicitou aos jovens no sentido de promoverem o espírito de patriotismo e contribuírem nas acções que visam a promoção do desenvolvimento sustentável da municipalidade.
O responsável referiu ainda que a administração local necessita ter uma sociedade com jovens que sejam fontes de inspiração das futuras gerações e que orgulhem os seus pais e o país, promovendo o empreededorismos para fomentar o auto-emprego, para combater a delinquência juvenil.
“Todo cidadão deve ter o compromisso de servir em primeiro lugar a pátria, antes de reclamar ou criticar. A Constituição da República consagra direitos e deveres. Com eleições autárquicas, muitos jovens serão candidatos, o que exige uma conduta exemplar”, aconselhou o administrador.