Mil e oitocentos escuteiros de todo o país estão reunidos desde hoje, terça-feira, em Caxito, província do Bengo, na segunda edição do “Jamboree Nacional 2022”.
Com a duração de cinco dias, o evento visa a troca de experiência entre os participantes de forma fraterna, diversidade cultural, envolvendo os jovens em oportunidades educativas.
Na abertura do encontro o director-geral do Instituto Angolano da Juventude, Yuri dos Santos, enalteceu o trabalho efectuado pelos escuteiros no país quanto a educação integral de crianças e jovens.
Este comportamento, disse, tornou os jovens aptos a participar na transformação da sociedade e no desenvolvimento de Angola.
Referiu que o Ministério da Juventude e Desportos considera a iniciativa um momento privilegiado pois ajuda na transformação do perfil dos adolescentes e jovens escuteiros.
O Chefe Nacional da Associação de Escuteiros de Angola, Kikas Machado, reafirmou o compromisso de consolidar a missão de ser a organização juvenil mais relevante no domínio da educação não formal.
O responsável frisou que a Associação de Escuteiros de Angola (AEA) possui, actualmente, a maior bolsa de voluntários no país com cerca de seis mil adultos que prestam serviço voluntário activo.
O vice-governador do Bengo para o sector político, social e económico, José Francisco Bartolomeu, pediu aos jovens para manterem firme a fé e desfrutarem da hospitalidade e dos encantos turísticos, culturais e ambientais da província.
A primeira edição do “Jamboree Nacional 2022” teve lugar na província do Cuanza-Sul, em 2018.