O General Fernando Eduardo Manuel, antigo chefe adjunto do SINSE, é a figura sondada para substituir o actual Director-geral do Serviço de Inteligência Externa, general José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, numa remodelação que o Presidente da República João Lourenço poderá fazer ao nível da secreta externa.
Segundo fontes do Portal ECOS DO HENDA o ministro de Estado para casa militar do PR é que terá indicado o nome de Fernando Eduardo Manuel ao Comandante-em-Chefe para repor a operatividade naquele órgão de segurança.
Fontes invocam que o Presidente da República, João Lourenço, está bastante irritado com a forma como o SIE esta a ser administrado, daí entender mudar a sua chefia.
O mais recente episódio dessa insatisfação do Presidente da República, prende-se com o incidente despoletado aquando da sua visita de Estado ao Brasil, onde foi convidado a participar da tomada de posse do novo Presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.
LEIA TAMBÉM:
href=”https://www.ecosdohenda.info/2022/12/31/brasil-comandante-da-escolta-do-presidente-joao-lourenco-detido-por-agressao-contra-manifestantes/”>Brasil: Comandante da escolta do Presidente João Lourenço detido por agressão contra manifestantes
Em terras do Samba, o Chefe adjunto da Unidade de Segurança Presidencial, brigadeiro Santos Manuel Nobre “Barba Branca”, envolveu-se em pancadaria, na noite de 30 de Dezembro, e levado a uma delegacia em Brasília, para responder pela prática de agressão contra um grupo de jovens angolanos que queria se manifestar em frente ao hotel onde se encontra hospedado o Presidente na capital brasileira.
Fernando Eduardo Manuel é um quadro oriundo da Direcção Informação e Segurança de Angola (DISA), onde já ocupou cargos de destaque a nível do aparelho da segurança do Estado, sendo o mais notável de Chefe do SINFO e Chefe Adjunto do SINSE para a área operativa.
Terá sido a figura que o actual chefe do SINSE, Fernando Garcia Miala indicou para colmatar a problemática de invasão de terrenos em Viana, onde exerceu o cargo de administrador de Viana, por trabalhar no cumprimento da legalidade e chocar com alguns interesses de pessoas consideradas poderosas acabou ser exonerado.
Post Views: 1.505