Ministra das Finanças trava “saque” de 25 milhões de dólares para uma alegada campanha eleitoral do MPLA

A ministra das Finanças Vera Daves de Sousa rejeitou entregar 25 milhões de dólares americanos ao ex-primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda Bento Bento na véspera da campanha eleitoral dos partidos políticos e coligação de partidos que concorreram às eleições gerais de 24 de Agosto deste ano.

Por: Carlos Alberto*

As fontes revelam que Bento Bento mandou pedir, de forma verbal, 25 milhões de dólares à ministra das Finanças para, supostamente, financiar a campanha eleitoral do MPLA. Vera Daves de Sousa rejeitou o pedido, porque também não havia nenhuma orientação escrita neste sentido.

Numa confrontação directa com Bento Bento e Vera Daves de Sousa, o presidente do MPLA João Lourenço manifestou o seu desagrado diante dessa tentativa de “encaixe” de 25 milhões de dólares americanos por parte de Bento Bento, uma vez que tal intenção não partiu da liderança do MPLA. Ficou-se a saber que foi uma mera iniciativa individual de Bento Bento.

As fontes adiantam que o presidente do MPLA, e também da República, João Lourenço chegou a felicitar a ministra das Finanças por ter chumbado tal pedido.

Ex-secretário provincial do MPLA em Luanda, Bento Bento, prometeu dar cinco zero no seu círculo eleitoral.
(DR)

Sabe-se que o presidente do MPLA, João Lourenço, prometeu, de forma verbal, mandar abrir um processo disciplinar contra Bento Bento, que até podia culminar com a sua expulsão do MPLA, pela gravidade do assunto, mas não se efectivou nenhuma medida até à data de hoje.

O que se questiona agora é como o Presidente da República João Lourenço pode falar em combate à corrupção quando uma tentativa de “saque” de 25 milhões de dólares americanos por parte do então primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, no seu consulado, fica em “águas de bacalhau”, como se nada tivesse acontecido.

Tentámos ouvir Bento Bento, que não atendeu as nossas chamadas.

*Jornalista e Director do Portal “A DENÚNCIA”

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *