Depois de Raúl Danda: Governo sombra da UNITA volta às mãos de um Cabinda

Cabinda continua a merecer uma atenção especial da UNITA, que durante a liderança de todos os seus Presidentes, desde Jonas Savimbi, Isaías Samakuva e agora com Adalberto Costa Júnior, militantes do maior partido na oposição oriundos das terras dos bananas são nomeados e empossados para cargos de destaque e de visibilidade, como a vice-presidência e o governo sombra.

Depois de Miguel Maria N´Zau Puna, co-fundador da UNITA, que chega ao cargo de secretário-geral ainda na era do líder fundador do partido, Jonas Malheiro Savimbi, Raúl Danda, outro filho do enclave foi catapultado à vice-presidência deste partido e, posteriormente, primeiro-ministro do governo sombra, cujo cargo deu-lhe bastante notoriedade em função das suas intervenções ao apresentar as debilidades e falhas na governação do MPLA, o principal rival da UNITA.

No quadro do novo ciclo político, Adalberto Costa Júnior, volta a apostar em um militante nato de Cabinda com vista a voltar a dinamizar o governo sombra que, com o passamento físico de Raúl Danda perdeu o ar da sua graça, senão mesmo a sua acutilância.

Nesta senda, o líder da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, presidiu, na semana finda, em Viana, o acto de tomada de posse de novos membros do seu gabinete e das organizações de massas, recentemente nomeados.

No acto, além do empossamento ao cargo de primeiro-ministro sombra de Raúl Taty foram empossados os conselheiros especiais, com destaque para Camalata Numa, Lukamba Gato, Horácio Junjuvile, João Vaikene, Silvestre Gabriel “Samy” e Marcial Dachala.

Por sua vez, foi empossado Diamantino Mussokola, ao cargo de secretário da Presidência e para a Comissão Política foi empossada Sandra Kakunda e Marta Solanje para a Comissão Permanente.

Para as autarquias tomou posse Alcino Jonas Kuvalela e Luís Godinho é o novo inspector-geral do partido UNITA.

O líder da UNITA empossou, igualmente, os novos secretários provinciais do Bié, Huambo, Cabinda e Cuando Cubango, enquanto para as Lunda Norte e Lunda Sul foram empossados os seus secretários provinciais e adjuntos.

Adalberto Costa Júnior conferiu ainda posse ao novo secretário nacional para a Comunicação e Marketing, Evaldo Evangelista, assim como o porta-voz do partido, Marcial Dachala.

Durante o evento, Adalberto da Costa Júnior, realçou a importância dos militantes engajarem-se nas acções para a concretização dos objectivos traçados por esta formação política. Reconheceu que o desafio não será fácil e aconselhou os novos membros “a fazer o melhor por Angola, com realce para a inclusão social”.

Adalberto Costa Júnior reiterou a necessidade do trabalho e empenho de todos os cidadãos, para que em 2023 seja possível a realização das autarquias.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
_____________________________________________________________________________________________

APOIE E AJUDE ESSE PROJECTO COMUNITÁRIO

O jornalismo comunitário é um jornalismo feito na Comunidade, pela Comunidade e para a Comunidade sem fins lucrativos e, por amor a camisola. Apoie esse projecto cidadão que existe em Angola desde 2004, com o lançamento do 1º jornal impresso no município do Cazenga.

Conta BFA: 0027.1970.4830.001

IBAN BFA: AO06.0006.0000.2719.7048.3018.9

Envie o seu comprovativo via WhatsApp para o terminal +244 923 876 938.

O ECOS DO HENDA e a Comunidade agradecem o seu gesto de benfeitoria e solidário.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *