O Tribunal de Comarca de Belas, em Luanda, condenou, ontem, dia 24, treze cidadãos nacionais nas penas de 10 a 30 dias de prisão efectiva, por participação no crime de motim (previsto nos termos do Art. 298° do Código Penal, durante o funeral do músico Gelson Caio Manuel Mendes “Nagrelha”, ocorrido na passada terça-feira, dia 22, no cemitério da Santana.
Respeitando o princípio da separação da culpa, o Tribunal condenou ainda os réus ao pagamento de emolumento de 5.000,00 Kwanzas, para o defensor oficioso e uma taxa de Justiça de 15.000,00 Kz cada. Após a sentença, os mesmos foram conduzidos a comarca de Viana.
A condenação dos mesmos surgiu dois dias depois da Polícia Nacional de Angola, por intermédio do Comando Municipal de Kilamba Kiaxi, ter efectuado a detenção de 14 cidadãos, suspeitos de vandalismo a bens públicos, quando, alegadamente, participavam do funeral do músico Nagrelha dos Lambas, ocorrido no pretérito dia 22 do corrente mês.
O facto ocorreu, quando os suspeitos se dirigiam ao cemitério da Santana onde decorria o funeral, e posto na zona do supermercado Shoprite, estes (arruaceiros) começaram a vandalizar tudo que encontravam, desde viaturas privadas, estatais, posto de energia, cantinas e assaltos aos transeuntes que por aí circulavam.
Tendo em conta o cordão policial que foi criado naquela zona, a Polícia imediatamente procedeu a detenção dos então presumíveis autores, que na sequência, foram encaminhados ao Ministério Público para julgamento sumário.