O Presidente angolano, João Lourenço, convidou os homólogos do Ruanda, Paul Kagame, da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, e do Burundi, Évariste Ndayishimiye, para nova cimeira, na próxima quarta-feira (23), em Luanda, sobre a crise Ruanda/RDC.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em nota, pela Secretaria de Imprensa do Presidente da República, tendo adiantado que o Chefe de Estado angolano convidou, igualmente, o antigo Estadista queniano, Uhuru Kenyatta.
Inicialmente agendada para esta segunda-feira, 21 de Novembro e, possivelmente remarcada para quarta-feira em função das exéquias fúnebres do músico Nagrelha dos Lambas, que pela sua dimensão cultural vai parar a cidade de Luanda esta terça-feira, dia do seu funeral, o documento refere que a cimeira de Luanda deverá aprovar o Plano de Acção da Paz na República Democrática do Congo (RDC) e o restabelecimento das boas relações com o vizinho Ruanda.
O Presidente João Lourenço endereçou o convite na sua qualidade de Campeão da Paz e Reconciliação da União Africana, encarregue do dossier relativo ao conflito RDC-Ruanda,
No quadro da mediação da tensão política e militar, o Estadista angolano esteve nos dias 11 e 12 do corrente mês no Ruanda e na RDC, respectivamente, para dialogar com os homólogos Paul Kagame e Félix Tshisekedi.
Durante os encontros com os homólogos, João Lourenço apresentou propostas para adaptar o Roteiro de Paz de Luanda à nova realidade vivida na fronteira entre os dois países.
João Lourenço, que preside à Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), é igualmente o medianeiro da União Africana (UA) na crise entre o Ruanda e a RDC.