Leilão rende USD 28,7 milhões: Será que o dinheiro dos diamantes entra (mesmo) nos cofres do Estado?

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E.P) vendeu em leilão, recentemente, mais de um milhão e oitocentos (1.819,79) quilates de “pedras preciosas” no valor total 28,7 milhões de dólares norte-americanos.

Os diamantes brutos vendidos são produções das Sociedades Mineiras do Lulo, Catoca e Luele, de acordo com uma nota do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Nesta edição foram licitados um conjunto diversificado de pedras especiais, sendo (7) da Sociedade Mineira do Lulo que renderam USD 20,4 milhões, (27) da Sociedade Mineira do Catoca que renderam USD 5,3 milhões e (9) da Sociedade Mineira do Luele que renderam cerca de USD 3 milhões.

Trata-se do 5º leilão de diamantes em bruto em Luanda, cujas sessões de avaliação decorreram entre os dias 24 de Outubro a 14 do corrente mês, nas instalações da SODIAM E.P.

A apresentação das propostas foram submetidas por via electrónica, até às 10h00 desta terça-feira, 15 de Novembro, no site www.sodiamsales.com.

Participaram no leilão 37 empresas das principais praças diamantíferas mundiais.

No formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica “online” criada para o efeito.

Este modelo, de acordo com o documento, gera maior transparência no processo e permite obter um maior valor comercial para as pedras e lotes de pedras especiais disponíveis.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *