Estudantes do Instituto São Pedro de Nazaré reflectem ganhos do “Dia da Dipanda”

No âmbito do 47° aniversário da Independência Nacional, os estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, laboratório e analises clínica do Instituto Técnico de Saúde, São Pedro de Nazaré, foram informados na última sexta-feira, 11 de Novembro, sobre a importância desta data que se reveste de um significado ímpar. O certame, serviu igualmente para o baptismo de, pelo menos, 300 novos estudantes, considerados caloiros, dos diferentes cursos profissionais de saúde daquela instituição.

Por Emiliano Caxala

Mendes Bengui, Director Geral do referido instituto, disse que a data reflecte um marco histórico na vida do povo angolano e que não deve passar despercebida dos estudantes da instituição que dirige.

“Dada a importância da data, achamos melhor partilhar com os nossos alunos, o quão difícil foi alcançar a independência nacional. Falamos da bravura e do espírito de entrega dos nossos heróis nacionais”, recorda.

O académico, aproveitou igualmente, a ocasião para ilustrar o perfil de entrada e saída dos profissionais de saúde no mercado de emprego.

“Sabemos que a saúde é vida e como profissionais de saúde, devemos acautelar a formação daqueles que amanhã serão os nossos enfermeiros, analistas, farmacêuticos e doctores”, garantiu.

Quanto a matéria de soberania e cidadania, o director garante que a sua instituição administra a cadeira de Formação de Atitudes Integradoras (FAI), para melhor situar os estudantes.

“Nesta cadeira falamos de cultura nacional, com destaque para assuntos sociais e candentes que afectam o país”, relembrou.

Estudantes visivelmente satisfeitos…

Leonardo Luís, Presidente de Associação dos Estudantes do curso de enfermagem, agradeceu a iniciativa do instituto.

“Esta é uma data muito importante na história do País, porque foi num dia como hoje que alcançamos a nossa independência depois de muitos anos de escravidão. Apelo a juventude à valorizar mais a data, por ser histórica e fundamental para os angolanos”, alerta.

Já, Mariana José Casemiro, outra estudante do curso de enfermagem, diz que é movida pela paixão, por isso a escolha do curso que está a seguir.

“Sempre gostei de ver pessoas, com saúde, paz e harmonia. Acredito que vou contribuir bastante, como enfermeira, para que as pessoas vivam com saúde”, augura a futura profissional de saúde.

Entretanto, o Instituto Técnico de Saúde São Pedro de Nazaré, tem os cursos de Enfermagem (o mais solicitado), farmácia, laboratório e análises clínicas.

Tem parceria com os hospitais Geral de Luanda, Josina Michel, Américo Boavida e o Sanatório, agora baptizado de Cardeal Dom Alexandre do Nascimento que vela pelas doenças cardiovasculares.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *