A vila Salto de Castro, em Espanha, desabitada há mais de três décadas está à venda por 260 mil euros. Localizada no município de Fonfria, na província de Zamora, fica a apenas cerca de 20 quilómetros da cidade raiana de Miranda do Douro.
A vila, que está à venda no site “Idealista”, foi construída para acolher as famílias dos trabalhadores que construíram a barragem de Castro. Devido à transferência dos funcionários e do posto da Guarda Civil, que vigiava as barragens, foi abandonada em 1989. Desde então está completamente desabitada.
Na aldeia, existiam 44 casas, um bar, uma igreja e uma escola, como se descreve no anúncio da imobiliária. Além disso, tinha uma pousada com 14 quartos, refeitório e lavandaria, um reservatório, piscina e centro desportivo.
A aldeia pertencia a um grupo de empresários, que no início do ano 2000 a comprou à Iberdrola, empresa de eletricidade espanhola. O objetivo era transformar a localidade numa zona turística, no entanto, devido à crise de 2008 os planos foram cancelados, relata a imprensa espanhola.
Segundo os antigos proprietários, será necessário realizar um investimento de cerca de dois milhões de euros para reabilitar a aldeia inteira.
Por JN