Faz o bem, não importa a quem, foi lema de Jaka Jamba

Foi lançada no dia 29 de Outubro de 2022, em Luanda, na União dos Escritores Angolanos, pela viúva do nacionalista Almerindo Jaka Jamba e antiga Presidente da LIMA e ex-deputada Miraldina Jamba, a obra intitulada “Ecos de Colina – Memórias e Testemunhos”, em homenagem ao esposo falecido em 2018, com o objectivo de perpetuar a sua memória.

Ao falar sobre o livro e o autor da obra, a esposa Miraldina Jamba afirmou que, o projecto começou em 2018, após a morte do nacionalista.

“Ecos de Colina, Memórias e Testemunhos”, é um projecto que se iniciou em 2018, logo após o passamento físico do meu saudoso esposo. Sentia que tinha uma dívida que era preciso saudar. Para perpetuar a sua memória algo deveria ser feito”, disse Miraldina Jamba.

De acordo com a viúva, “Ecos de Colina” é a voz que ecoa entre as colinas de Kachiungo, no Dondi, sua terra natal, e erradia sapiência para o mundo da cultura, da ciência, e das artes: “Ecos de Colina” é o próprio dr Jaka Jamba”.

Miraldina Jamba, viúva do nacionalista Almerindo Jaka Jamba e antiga Presidente da LIMA e ex-deputada. (DR)

Eugénio Ngolo Manuvakola, que fez a apresentação da obra, disse que, o livro é a trajectória de Jaka Jamba, recolhida de suas intervenções, de uma forma geral directa, mas também indirectas”.

De acordo com Miraldina Jamba, “se fosse o próprio autor a publicar a obra, teria feito algo excepcional, se calhar o conteúdo não seria este, e até mesmo o título seria outro, pois, o âmbito do seu conhecimento, estendia-se por várias áreas do saber, desde a filosofia, a história , a sociologia, a lógica, cultura, relações internacionais, as línguas modernas, as línguas nacionais”.

Miraldina Olga Jamba afirma que, “o doutor Jaka Jamba tinha como princípio, o seguinte lema: “Faze o bem, não olhes a quem”. É assim que deixou muitos amigos, que se recordam dele com saudade e reverência”.

Almerindo Jaka Jamba nasceu a 21 de Março de 1949 e foi deputado da UNITA, partido a que aderiu em 1972.

Era formado em Filosofia, pela Universidade Clássica de Lisboa e foi vice-presidente da Assembleia Nacional (1997-2005) e embaixador na Unesco, em Paris (2005-2008).

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *