O Ministério da Cultura e Turismo distinguiu, na categoria de Dança, a Companhia de Dança da ZAP nos prémios nacionais de Cultura e Arte, uma iniciativa que visa reconhecer a excelência da arte em Angola.
A atribuição dos prémios resulta de um painel de investigadores e vários especialistas no domínio da Cultura e das Artes para a mais importante distinção angolana do sector, edificada pelo Decreto Presidencial Nº31/00, de 30 de Junho.
Com cinco anos de existência, a Companhia de Dança da ZAP surgiu para preencher a necessidade de abrilhantar os projectos criados para a televisão angolana no canal ZAP VIVA, com o Unitel Estrelas ao Palco. Seguiram-se Concertos de Natal e Especiais do ZAP Viva, o BAI Dança com Ritmo, chegando até aos dois maiores palcos da Expo Dubai em 2022, levando a bandeira de Angola além-fronteiras.
A Companhia é composta por 20 bailarinos, três coreógrafos e duas professoras de dança. Mónica Anapaz, Directora Artística da Companhia, mostra-se surpreendida:
“Receber um prémio de cultura e artes a nível nacional é sem dúvida um privilégio. Quando vimos uma performance bonita em televisão as pessoas não imaginam as horas de trabalho, o suor, as lesões e sacrifícios pessoais que cada profissional dedica pelo amor à sua arte. Obter este reconhecimento é gratificante, não estávamos nada à espera”.
Para além da categoria de Dança, outros domínios da cultura foram igualmente enaltecidos pelo Ministério da Cultura e Turismo: Literatura, Artes Visuais e Plásticas, Teatro, Música, Cinema e Audiovisual e Ciências Humanas e Sociais.