Brasil: Lula da Silva volta à presidência 12 anos depois

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez com 50,9% dos votos, e deve voltar a governar o país, doze anos após ter deixado o poder. O resultado foi apertado, com uma diferença de menos de 1% com o actual presidente Jair Bolsonaro. Este até ao momento não fez declarações depois da sua derrota.

Lula discursou diante de milhares de apoiantes na Avenida Paulista em São Paulo.

Afirmou que esta campanha foi a mais difícil da sua vida, e que a vitória é de todos os que amam e defendem a democracia.

Agradeceu aos eleitores do Nordeste, às mulheres, e disse esperar um sinal do presidente Jair Bolsonaro para que a transição seja feita.

Na multidão, Daphne, funcionária pública aposentada, sente alívio com a vitória de Lula, mas afirma ter medo da violência do outro lado:

“Estamos aqui com a nossa bandeira porque temos orgulho dela e e de todos nós. Foi tomada pelo movimento bolsonarista. Nós estamos aqui, mas nós temos medo de voltar para casa e estando fora do grupo, e sermos atacados por pessoas que não aceitam a derrota do Bolsonaro”.

Camionistas apoiando Jair Bolsonaro começaram a bloquear estradas no estado do Mato Grosso contra o resultado da eleição.

O presidente derrotado tinha uma retórica golpista contra o sistema eleitoral, mas afirmou há poucos dias numa entrevista que respeitaria o resultado.

Compartilhar

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *