Um casal residente em Luanda foi detido, recentemente, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no Aeroporto Internacional de Luanda. A esposa, uma jovem vendedora ambulante no mercado do Kikolo, de 40 anos, na condição de mula e o esposo, um jovem serralheiro, de 37 anos, na condição de receptor da mercadoria quando tentavam introduzir no país cocaína líquida, dissimulada em 20 embalagens de sabonete em líquido de marca Fiorucci, transportados no interior de uma mala de viagem, proveniente da República Federativa do Brasil.
De acordo com o SIC, a detenção da mula, ocorreu no momento do desembarque de passageiros do Voo DT-748, da companhia aérea TAAG Angola Airlines, proveniente da cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo, República Federativa do Brasil, no acto de fiscalização da bagagem uma das malas foi submetida a verificação intrusiva, tendo sido encontrada dissimulada no interior da segunda mala, 20 embalagens de sabonete em líquido aromatizado, de marca FIORUCCI.
“Contendo no seu interior uma substância de cor branca em estado Líquido, que submetida ao teste colorimétrico de campo, pelos peritos do Laboratório de Criminalística, resultou positivo para a droga do tipo Cocaína com o peso de 9.187 kg.”
Na sequência das investigações no local, já parte exterior do Aeroporto Internacional de Luanda foi detido o segundo elemento, no caso esposo, comparsa do mandante, e receptor da droga.
O SIC apurou que caso a mula fosse bem sucedida na entrega do produto, receberia como recompensa 5 mil dólares norte-americanos.
Diante da gravidade dos factos receberam ordem de detenção e serão presentes ao Ministério Público para ulteriores trâmites legais, enquanto diligências prosseguem.
Por outro lado, realçar que o SIC está fortemente empenhado no combate ao crime em todas as vertentes, com destaque ao Narcotráfico, que se estende em todas as fronteiras do país, é assim que no dia 13 de Outubro, foi detido um cidadão de 39 de idade quando tentava transpor a fronteira Angola/Namíbia, passando por caminhos fiotes, onde interpelado tentou uma fuga e foi apanhado com 1, 30 Kg de droga do tipo Cocaína, e uma outra embalagem de 1 kg, denominado de Mirack ou Milagre, que supostamente seria para misturar o produto no acto de venda para aumentar a quantidade.
Com este indivíduo que recebeu 150 mil kwanzas para esta entrega, foram apreendidos, 110 mil kwanzas, 180 Dólares Namibianos, um relógio Rolex, 4 cartões Multicaixa e um talão de depósito de 400 mil kwanzas.