DW lança incubadora do empreendedor

A Devolpment Workshop (DW) vai lançar, amanhã, dia 19 de Outubro, pelas 9horas, no Distrito Urbano do Futungo, uma incubadora de empresas, voltada aos empreendedores.

A acção enquadra-se no âmbito do programa de estágios profissionais, que a DW tem proporcionado aos estudantes angolanos, para permitir maior e melhor inserção no mercado de trabalho.

O acto será testemunhado pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

A Development Workshop é uma Organização Não-governamental líder em projectos de estágios profissionais, actuando no mercado há mais de 10 anos. O projecto de estágio profissional e comunitário é um instrumento de apoio à juventude e uma contribuição nas políticas activas do governo, para inserção de jovens na vida activa, por um lado, e por outro, é um mecanismo de estímulo à auto-estima para jovens no exercício da cidadania, solidariedade e liderança social e juvenil na vida pública.

Dimensões

O programa do estágio profissional e comunitário, contempla duas dimensões:
A primeira dimensão visa construir capacidades, habilidade e atitudes para uma Carreira profissional à entrada no mercado do trabalho por conta de outrem;

A segunda dimensão visa construir capacidades, habilidades e atitudes profissionais para uma Carreira profissional à entrada no mercado do trabalho por conta própria.

O desenvolvimento do projecto de uma incubadora de empresas constitui um pilar fundamental para a concretização da segunda dimensão do programa. Os estudos comprovam que a probabilidade de prosperidade das empresas nascidas numa incubadora é maior do que das empresas fora dela.

O serviço de Apoio às Iniciativas de Auto-emprego (incubadora de empresas) terá a denominação “Mumala”, que na língua nacional Kimbundu significa “Ventre”, e funcionará como um mecanismo de apoio às iniciativas locais de jovens. Vai igualmente actuar como um ecossistema físico e virtual onde a partilha de recursos, potencialização das equipas de empreendedores de forma participativa e criativa com oportunidades durante a fase inicial dos seus projectos seja possível.

Por que criar uma Incubadora?

Cria-se uma incubadora para agrupar anualmente um certo número de micro e pequenas empresas, desenvolvidas por iniciativas locais de jovens Universitários e do Ensino técnico-Profissional que, no âmbito do Programa do Estágio Profissional, desenvolvem competências para o empreendedorismo, visando facilitar o arranque da iniciativa empresarial e permitir que as empresas partilhem serviços essenciais.

Pretende-se com a iniciativa, contribuir na solução de alguns dos problemas que se se enfrentam no arranque às Micro e Pequenas empresas, no mercado.
Para esse fim, convidamos alguns actores chave.

Compartilhar