Num jogo electrizante, a equipa sénior masculina do Petro de Luanda revalidou, este sábado, o título da 29ª edição da Supertaça Wlademiro Romero, ao vencer, por 99-92, o arqui-rival 1º de Agosto, em jogo disputado no pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte, na cidade do Lubango, província da Huíla.
Com a vitória, os comandados do brasileiro José Neto, que começam da melhor maneira a época basquetebolista, somam o 9º título da competição, que homenageia o antigo técnico angolano, pelo contributo que prestou para o domínio de Angola na bola ao cesto do continente africano.
O 1º de Agosto entrou melhor no jogo e foi o primeiro a marcar. Aos 4 minutos tinha o marcador a seu favor (5-1). Era apenas o começo. Daí para frente, com os comandados de José Neto a falharem na finalização, a equipa às ordens de Lazere Adingono mostrava disposição para conquistar o troféu.
Com as mudanças efectuadas, o Petro de Luanda equilibrou a partida e à passagem do sexto minuto um triplo do extremo Carlos Morais animou a equipa, que tinha do outro lado um conjunto, também, bem arrumado. No final do primeiro quarto, as duas equipas estavam empatadas (27-27).
O segundo período ficou marcado pelas estreias do ivoirense Mbuloukou Diabate e do americano Hameed Ali, um pelo Petro de Luanda e outro 1º de Agosto, respectivamente, na nova época futebolística 2022/23.
Apesar de ser o primeiro jogo oficial, os dois atletas imprimiram nova dinâmica ao jogo e mostraram qualidade. Se do lado do 1º de Agosto, Tárcio Domingos era o atleta mais inconformado, pelos “tricolores” foi Gerson Gonçalves “Lukeny”.
Com o pavilhão completamente lotado, no reatamento para o segundo quarto, as duas das melhores formações de basquetebol no continente africano entraram mais determinadas. Apesar do equilíbrio, a diferença residiu na concretização dos lançamentos dos triplos.
Com a equipa do 1º de Agosto à frente do marcador, os dois triplos convertidos, por Carlos Morais, nos últimos minutos, permitiram ao Petro de Luanda ir para o intervalo com o resultado a seu favor (56-50).
No terceiro quarto, o 1º de Agosto reagiu e voltou a assumir o comando na partida e terminou a vencer por 72-67.
No quarto e derradeiro período, quando tudo parecia estar perdido para o Petro de Luanda, os três pontos convertidos por Gelson Gonçalves, que elevaram para a diferença pontual (84-81), quando faltavam 5 minutos do jogo, foram determinantes para a vitória.
Quando restavam quatro minutos o resultado estava em 92-84, para o Petro. Aos tricolores valeu a pontaria afinada de Carlos Morais nos lançamentos de longa distância, nos momentos de aperto, e conseguiram assim gerir a vantagem no marcador e levar a água ao moinho da sua equipa.
É a segunda vez que a cidade do Lubango é palco de um jogo da Supertaça Wlademiro Romero, depois de já o ter sido em 2009, com vitória, por 108-102, do Petro de Luanda sobre o eterno rival.