Em discurso sobre o estado da Nação: Presidente da República fala este sábado aos angolanos

O Presidente da República, João Lourenço, preside este sábado, 15 de Outubro, uma mensagem sobre o Estado da Nação, por ocasião da abertura do Ano Parlamentar 2022/2023, na Assembleia Nacional. Os angolanos, de um modo geral, aguardam com grande expectativa a mensagem do Chefe de Estado.

A reunião plenária solene de abertura da quinta Legislatura da Assembleia Nacional, cujo ponto alto será a mensagem sobre o Estado da Nação dirigida ao país pelo Presidente da República, João Lourenço, reeleito a 24 de Agosto último para o seu segundo mandato de governação, ocorre numa altura em que todas as atenções estão viradas ao Chefe Estado em função das expectantivas criadas a volta do que os cidadãos querem ouvir do mais alto magistrado da Nação e o que dirá João Lourenço, para a melhoria da vida dos Angolanos de Cabinda ao Cunene e do mar ao Leste.

Os cidadãos, em Luanda, ouvidos pelo Ecos do Henda, esperam que o Chefe de Estado aborde questões que têm a ver com os preços dos produtos da cesta básica, emprego, educação, saúde e saneamento básico.

Embora os últimos preparativos para que o Presidente da República se dirija aos angolanos estejam a ser preparados minuciosamente, outros cidadãos estão expectantes com o que João Lourenço vai dizer sobre a realidade do país e a estratégia do Governo para a resolução dos principais problemas que afligem Angola e os angolanos.

O analista político, Manuel Salembe, por exemplo, apresentou os fundamentos que vão levar a que, embora o dia 15 de Outubro, venha a calhar num dia normal de repouso – sábado -, ainda assim, será realizada a abertura do ano parlamentar a ser prestigiada com o discurso sobre o estado da nação do Presidente da República.

“A mensagem à Nação, dirigida pelo Presidente da República na abertura do ano parlamentar, na Assembleia Nacional, em 15 de Outubro, é um imperativo constitucional previstos no artigo Artigo 118.º (Mensagem à Nação) e Artigo 157.° (Sessões Legislativas)”, explicou.

Na mensagem sobre o Estado da Nação, o Presidente da República de Angola deve trazer a público as políticas preconizadas para a resolução dos principais assuntos, fundamentalmente aqueles temas que conduzem o país para a manutenção do bem-estar das famílias angolanas e conduzem o país para o desenvolvimento sustentável.

O analista José Fernandes, por sua vez, disse que no discurso de sábado, o Chefe de Estado poderá trazer o significado do lema trabalhar mais e comunicar melhor, embora espera que o Presidente traga também novidades exequíveis sobre a área social.

Todavia, embora os principais partidos políticos na oposição, com maior realce para a UNITA que venceu o MPLA em algumas praças eleitorais, como Luanda, esperam que o Presidente de Angola e do partido no poder fale ou deixe, pelo menos, nas entrelinhas, a data para a realização das eleições autárquicas que, não obstante poderem vir a ser uma faca de dois gumes para o MPLA, a sua implementação poderá ser transformada uma vitória de João Lourenço na medida em que, há anos, se espera a sua concretização.

Por outro lado, analistas políticos angolanos e os cidadãos de um modo geral, acreditam que o Presidente João Lourenço, deverá falar sobre a implementação dos vários projectos que anunciou ao longo da campanha eleitoral e que levaram a sua reeleição no passado dia 24 de Agosto, entre os quais, como era de esperar, não estava inclusa a promessa da realização das autarquias locais.

Compartilhar