O Presidente do MPLA, João Lourenço, recomendou, esta terça-feira, ao grupo parlamentar do seu partido disciplina, patriotismo e um relacionamento profícuo com as outras forças políticas na Assembleia Nacional.
A informação foi prestada à imprensa pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, no final da primeira reunião dos deputados eleitos pela lista do partido vencedor das eleições de 24 de Agosto último.
O MPLA elegeu 124, dos 220 deputados que compõem a Assembleia Nacional. A UNITA conseguiu 90, enquanto a FNLA, PHA e PRS ficaram, cada um, com dois deputados.
Virgílio de Fontes Pereira afirmou que espera do grupo parlamentar, durante a legislatura uma actuação estratégica na abordagem de alguns assuntos, em prol dos interesses do país e do partido.
Informou que a reunião teve um segundo momento, orientado pela vice-presidente do partido, Luísa Damião, que serviu para dar a conhecer, particularmente aos estreantes, regras de organização e funcionamento do grupo.
O dirigente político informou que foram abordados assuntos como a conclusão dos órgãos parlamentares, tais como a mesa da Assembleia Nacional, para a qual se espera que a UNITA assuma os seus lugares.
Virgílio de Fontes Pereira disse ter sido também discutida a criação e composição das comissões especializadas, do grupo de mulheres parlamentares, o conselho de administração e da comissão permanente.