O Presidente da República, João Lourenço, conversou ao telefone, esta segunda-feira, com o homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tendo abordado o conflito militar naquele país.
A informação foi avançada esta segunda-feira, 10, na página oficial da Presidência da República, na rede Facebook.
O conflito militar em que a Ucrânia se encontra envolvida desde Fevereiro passado foi o tema da conversa entre os dois presidentes.
Precisamente no dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, não teve qualquer pudor em assumir um “ataque maciço” em toda a Ucrânia numa reunião do seu Conselho de Segurança, das Nações Unidas, descrevendo uma série de ataques a várias cidades ucranianas, em particular a alvos civis, como retaliação por uma explosão que danificou a estratégica ponte da Crimeia, neste fim-de-semana.
As autoridades ucranianas relataram ataques de drones e mísseis em pelo menos 10 cidades da Ucrânia nesta segunda-feira, incluindo no centro de Kyiev, nos primeiros grandes ataques na capital em meses.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já condenou os ataques, que, e segundo ele, “mataram e feriram civis e destruíram alvos sem qualquer propósito militar”.