Como Lula e Bolsonaro usaram a volta do horário eleitoral

Nesta sexta-feira (7) foi retomado o horário eleitoral, agora apenas com os candidatos que estão no 2º turno. Nas propagandas, tanto Lula (PT) quanto Bolsonaro (PL) usaram a carta dos apoios que receberam nos últimos dias.

Propaganda de Lula
Lula, que recebeu mais de 57 milhões de votos no primeiro turno, citou o apoio de Simone Tebet (MDB), que disputou o primeiro turno e teve 4,9 milhões de votos. Na última quarta-feira (5), a senadora fez um pronunciamento para anunciar que apoiaria o petista e revelar quais ou cinco pontos que sugeriu que fossem incorporados ao programa de governo dele.

Lula também dedicou tempo do horário eleitoral para fazer críticas a Jair Bolsonaro, com foco na pandemia de covid-19 e a demora para compra de vacinas. Outro tema foi a compra de 51 imóveis em dinheiro vivo pela família Bolsonaro.

Com o apoio de Ciro Gomes (PDT), Lula passou a falar de um programa de renegociação de dívidas de famílias a juros baixos. A economia foi outro ponto forte da propaganda eleitoral com foco no segundo turno.

Propaganda de Bolsonaro
O presidente da República destacou os apoios que recebeu de Neymar, dado antes da votação do primeiro turno, e de governadores.

Bolsonaro fez críticas a Lula e ressaltou o Auxílio Brasil e a queda do preço da gasolina. A pauta do conservadorismo também esteve presente na propaganda eleitoral do presidente. Ele voltou a usar o slogan já conhecido da campanha de 2018.

Para aplacar as críticas contra Bolsonaro após falar sobre o Nordeste, quando relacionou a vitória de Lula na região com o índice de analfabetismo, a propaganda foi narrada por um homem com sotaque nordestino.

Pesquisa segundo turno
O Ipec divulgou a primeira pesquisa eleitoral com foco no segundo turno das Eleições 2022. Vencedor do primeiro turno, o candidato Lula (PT) aparece na frente também no primeiro levantamento com 51% das intenções de voto contra 43% de Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 43%

Branco e nulo: 4%

Não sabe: 2%

Compartilhar