A Selecção Nacional de futebol está inserida no Grupo D do Campeonato Africano (CHAN2023), que se disputa de 13 de Janeiro a 5 de Fevereiro, na Argélia.
Na referida competição continental, reservada a jogadores internos, Angola defronta, na fase inicial, as congéneres do Mali e Mauritânia, segundo ditou o sorteio da Confederação Africana (CAF), realizado sábado, em Argel.
Os “Palancas Negras” marcam presença pela quarta vez nesta prova, com um total de 18 selecções.
Além da série de Angola, com apenas três equipas, Moçambique está no Grupo A, com Argélia (anfitriã), Etiópia e Líbia.
No B, consta RDC, Uganda, Cote d´Ivoire e Senegal, a C é constituída por Marrocos, Sudão, Ghana e Madagáscar, enquanto no E encontram-se os Camarões, Congo e Níger.
Depois da cerimónia na capital argelina, em que Angola esteve representada, o seleccionador nacional Pedro Gonçalves manifestou a sua preocupação pelo facto de o grupo ter apenas três equipas.
Na opinião do técnico, torna-se um pouco mais difícil em termos competitivos e de possibilidades de passagem à outra fase.
No CHAN de 2011, o país conquistou a medalha de prata, no Sudão, com derrota na final diante da Tunísia, por 0-3.
A última presença do combinado nacional neste evento ocorreu em 2018, em Marrocos. Foi eliminado nos quartos-de-final, ao perder diante da Nigéria, por 1-2.