ENCIB sai do vermelho para lucros de 174 milhões de kwanzas

A informação foi avançada pelo Jornal Valor Económico, na sua edição, nº xxx, publicada no dia 14 de Setembro, do corrente ano. A referida publicação realça que, em 44 anos, a Empresa Nacional de Construção de Infra-estruturas Básicas (ENCIB), só tem dois relatórios publicados, um marco alcançado, apenas com actual gestão.

Estes dados são resultante da analise dos últimos relatórios da empresa que este jornal teve acesso.

Nas consultas feitas pelo Jornal Valor Económico, a ENCIB, saiu de um resultado líquido negativo, registado em 2020, de 237, 496 milhões de kwanzas, para lucros de 173, 781 em 2021, de acordo com os relatórios que teve acesso.

O Valor Económico esclarece ainda, que no período em referencia, registou-se crescimento nos proveitos operacionais, de cerca de 584,175 milhões, em 2020, passaram para 741,224 milhões em 2021.

De acordo com o Jornal, o relatório da ENCIB, evidencia um crescimento de 14% no total de activo, ao saltar de 2,8 mil milhões para 3,248 mil milhões. E um aumento do passivo em 8%, ao cifrar-se em 2,9 mil milhões, 1,4 mil milhões dos quais referentes a passivos não correntes e outros, 1,5 milhões a passivos correntes, contra os 2,7 mil milhões de 2020.

No entanto, o parecer do auditor independente, destaca-se a preocupação com o saldo a receber. Não obstante a direcção reconhecer tal facto, ao registar as contas a receber do GPL, no valor de 2.455.098 de kwanzas, como clientes de cobrança duvidosa, não obtivemos resposta de confirmação deste saldo durante o processo de circulação, pelo que não é possível determinar a tempestividade do seu recebimento e, consequentemente, o seu valor actual, bem como o impacto deste assunto nas demonstrações financeiras “ lê-se no relatório do auditor.

Entretanto, a matéria revela também que, os relatórios da ENCIB, não constam entre os relatórios das empresas públicas publicadas no site do IGAP, porque foram entregues tardiamente. Por agora, a maior preocupação da empresa prende-se em manter a contabilidade diária e anual organizada para no próximo anos entregar o relatório e contas dentro dos prazos.

Pode-se ler ainda na publicação deste jornal que, a direcção em gestão na ENCIB, em vigor desde finais de 2020, é a única que sempre apresentou os relatórios, as demais parece que nunca apresentaram, porque não existem registos, segundo a Direcção de Finanças. Por exemplo no relatório de 2018, a que este Valor Economico teve acesso, todas as demonstrações financeiras e patrimoniais estão zeradas.

A ENCIB foi criada em 1978, pelo então Ministério da Construção e Habitação. Em 2004 foi transferida para a tutela do Governo Provincial de Luanda.

Compartilhar