O indicador de Confiança das empresas angolanas manteve a tendência ascendente no segundo trimestre deste ano, com a conjuntura a apresentar-se favorável para quase todos os sectores excepto a Comunicação e Construção, revela o indicador de Conjuntura Económica às Empresas do primeiro trimestre de 2022, recentemente divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“Dos dados obtidos no segundo trimestre de 2022, observou-se que o Indicador registou o valor mais alto dos últimos 29 trimestres consecutivos, confirmando que o clima de negócio no país é bastante favorável. Por outro lado, quando comparado com o trimestre homólogo, nota-se uma evolução positiva”, lê-se no documento.
O INE refere que os indicadores de confiança do sector da Indústria Transformadora e dos Transportes, apresentaram tendência positiva, evoluíram favoravelmente em relação ao período homólogo e permaneceram acima da média da série. A Conjuntura às Empresas permaneceu favorável para ambos os sectores.
A conjuntura económica também é favorável para as empresas dos sectores da Indústria Extractiva e do Turismo, “pois os Indicadores apresentaram tendência ascendente, evoluíram positivamente em relação ao período homólogo e permaneceram acima da média da série”.
Apesar do ambiente de negócio “bastante favorável” no trimestre, a conjuntura económica nos sectores da Comunicação e da Construção, continua a ser desfavorável. No sector da Construção, constatou-se que “a Pouca procura influenciou negativamente a actividade das empresas deste sector”. Já no sector da Comunicação, na opinião dos empresários, as “dificuldades financeiras contribuíram para o comportamento negativo do indicador”.